"Na vida nada é certo, tudo são possibilidades."

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dia 25 de Julho - Dia Internacional da Mulher Negra


Mulheres de ébano, escutem as suas melhores vozes, amem seus corpos, sua mente,"assumam sua raça, assumam sua cor". Organize-se, no plano pessoal e coletivo, organize-se, leia, questione, leia, ame, leia, ore, leia, chore e obrigue suas demais irmãs negras. Reuna-se, mesmo em casa. Não dê ouvidos ao racismo que quer nos impedir de sermos nossa própria vida. Afirme nossa história, leia contos, converse com seus filhos/as, companheiros/as, acompanhe o que a escola diz, acompanhe o que está nos jornais, escreva uma frase, um texto, um livro. Vá às ruas, seja você, sejamos nós as vozes que mudarão este país, tornando-o realmente uma nação a altura do povo negro.
(Ângela Nascimento)

Dia 25 de Julho - Dia Internacional da Mulher Negra

O dia 25 dejulho foi instituído pela ONU como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, em 1992.
A data foi escolhida como marco internacional da luta e resistência da mulher negra. Desde então, vários setores da sociedade atuam para consolidar e dar visibilidade a esta data, tendo em conta a condição de opressão de gênero, raça e etnia vivida pelas mulheres negras.

25 de Julho ,Dia Internacional da Mulher Negra.
Por Igualdade Racial e Gênero.
Em julho de 1992, mulheres negras de 70 países participaram do 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, em Santo Domingo, na República Dominicana. O último dia do evento, 25 de julho, foi marcado como o “Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe”, para celebrar e refletir sobre o papel das mulheres negras nestes continentes.

Em 2007, Claudete Alves enquanto vereadora (PT- São Paulo) apresentou o Projeto de Lei 524/2007 que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de São Paulo o DIA DA MULHER NEGRA DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE, a ser comemorado todo o dia 25 de julho.

LEI Nº 14.636 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007 (PROJETO DE LEI Nº 524/07)
VEREADORA CLAUDETE ALVES – PT
Altera a Lei nº 14.485, de 19 de julho de 2007, com a finalidade de instituir o Dia da
Mulher Negra da América Latina e do Caribe, a ser comemorado, anualmente, no
dia 25 de julho, e dá outras providências.
Antonio Carlos Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de São Paulo,
faz saber que a Câmara Municipal de São Paulo, de acordo com o § 7º do artigo 42 da Lei Orgânica do Município de São Paulo, promulga a seguinte lei:
Art. 1º Acresce alínea ao inciso CXXXIX do art. 7º da Lei nº 14.485, de 19 de julhode 2007, instituindo o Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe, a ser comemorado, anualmente, no dia 25 de julho.
Art. 2° As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 3° Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Câmara Municipal de São Paulo, 17 de dezembro de 2007.
O Presidente, Antonio Carlos Rodrigues
Publicada na Secretaria Geral Parlamentar da Câmara Municipal de São Paulo, em 17 de dezembro de 2007.
O Secretário Geral Parlamentar, Breno Gandelman

Nenhum comentário: